No universo do marketing e da publicidade existe uma antiga discussão sobre os conceitos de logotipo e logomarca. Alguns dizem que são sinônimos, outros afirmam que são conceitos distintos e ainda existe um grupo que indica que o conceito de logomarca não deveria existir.

Muitos publicitários afirmam que apesar de estar no dicionário, a palavra logomarca é um neologismo que não faz sentido.

Para muitas pessoas a diferença entre logomarca e logotipo é que o logotipo é a forma escrita padronizada de uma marca, enquanto a logomarca consiste na junção do logotipo (nome) com o símbolo que caracteriza a marca ou empresa.

LOGOTIPO

Logotipo, ou logo, é o conceito da área da publicidade, marketing e branding que consiste na representação visual ou gráfica que identifica uma marca ou empresa.

O logotipo tem o objetivo de diferenciar uma marca dos seus concorrentes, criando uma ligação com os consumidores e potenciais consumidores.

LOGOMARCA

Logomarca, ou simplesmente logo, é a representação gráfica do nome de uma empresa ou marca, que determina a sua identidade visual e tem como objetivo facilitar o seu reconhecimento.

Uma logomarca dá sentido à marca em questão, identificando-a e definindo-a no tempo e no espaço. Pode ser vista como uma parte importante do código genético de uma empresa, que influencia o seu percurso.

SLOGAN

Slogan é uma palavra ou frase curta e de fácil memorização, usada com frequência em propaganda comercial, política, religiosa, etc.

É um termo proveniente do inglês, cuja origem etimológica é do gaélico “sluagh-ghairm” (pronuncia-se slo-gorm) em que sluagh significa “exército” e ghairm corresponde a choro ou grito. “Sluagh-ghairm” seria então o “grito de guerra” que identificava determinado grupo. Muitas vezes também era um grito de chamada usado pelos escoceses, que era usado para reunir os combatentes.

No sentido figurado, o uso do slogan para fins publicitários também corresponde a uma guerra entre empresas ao disputarem a preferência do consumidor pelos seus produtos ou serviços.

O slogan é amplamente usado em comerciais televisivos e em outros meios de comunicação. Para criar um slogan, os criativos normalmente recorrem a frases curtas e simples, nas quais estão presentes as características essenciais da empresa ou produto, com o objetivo de permanecerem na memória do consumidor. A criatividade é essencial na criação de slogans. O slogan é uma frase-chave ou expressão que sintetiza o posicionamento da marca ou da empresa. É o logotipo verbal, devendo constar em todas as ações de comunicação, e muitas vezes é apresentado juntamente com o logotipo, que é a identidade visual da empresa ou organização.

No entanto, um slogan não é usado exclusivamente para divulgação de um serviço ou produto. Muitas vezes os slogans também são usados em campanhas políticas, sendo uma forma de anunciar um lema ou princípios políticos defendidos.

Alguns slogans que se tornaram famosos no Brasil são:

  • “1001 utilidades” – Marca Bombril
  • “A cerveja que desce redondo” – Cerveja Skol
  • “Sorriso Saudável. Sorriso Colgate” – Pasta de dentes Colgate
  • “Tomou Doril, a dor sumiu” – Medicamento Doril
  • “Não tem comparação” – Marca Brastemp

A Coca-Cola, uma das marcas mais fortes e lucrativas do mundo, já apresentou dezenas de slogans ao longo dos tempos. Alguns dos mais famosos foram “Coca-Cola é isso aí”, “Essa é a Real” e “O lado Coca-Cola da vida”.

Significado das cores nas logomarcas

As cores despertam diferentes sensações nas pessoas. Essa noção é utilizada no momento da criação das logomarcas, com a eleição cuidadosa das cores, que têm diferentes significados.

  • Vermelho: impulsividade, paixão, força, calor, alegria, otimismo, virilidade;
  • Laranja: recetividade, comunicação, ação;
  • Amarelo: juventude, inteligência, luz, sol;
  • Verde: vida, fertilidade, tranquilidade, ecologia;
  • Azul: racionalidade e espiritualidade;
  • Violeta: lealdade, força, religião;
  • Marrom: força, riqueza, densidade;
  • Preto: nobreza, distinção, elegância;
  • Branco: pureza, sabedoria, verdade.

Significado das formas nas logomarcas

As próprias formas despertam diferentes sensações. O círculo indica evolução, tranquilidade, movimento. O triângulo transmite uma ideia de leveza, inteligência, divindade, espiritualidade. O quadrado evoca uma sensação de evolução, movimento, tranquilidade.

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